Checklist de Manutenção Industrial: Seu Guia Definitivo

monitoramento de condição contínua

O checklist na manutenção industrial, é um processo preventivo, composto por uma lista de tarefas de consulta e verificação de parâmetros, que podem ser realizadas pela equipe de manutenção ou também pelo operador, e visam constatar as condições operacionais do equipamento, antes ou após o seu uso, buscando identificar a raiz de uma possível falha ou quebra”.

 

Neste artigo, você verá:

  • O que é um checklist de manutenção industrial
  • Qual a importância de elaborar um checklist de manutenção
  • Como elaborar um checklist de manutenção
  • Como a tecnologia pode ajudar neste processo

 

O setor de manutenção representa um dos maiores centros de custos de uma empresa. O papel da gestão da manutenção, então, é gerenciar as principais rotinas visando a redução dos custos, o aumento da confiabilidade dos equipamentos e a maximização da produtividade no campo fabril.

Um item fundamental nesse processo é o checklist de manutenção industrial.

 

O que é um checklist de manutenção industrial

O checklist de manutenção industrial, pode ser considerado também um processo preventivo, porém, antecedente às manutenções preventivas realizadas. Aliás, uma manutenção preventiva é identificada e inserida no planejamento, quando o resultado de uma ou mais tarefas do checklist são apontadas como irregulares.

Suas tarefas são compostas, basicamente, por uma lista de consultas e verificações de parâmetros, como nível do óleo, temperatura atual do equipamento, alinhamento de componentes, entre outros, que podem ser realizadas pela equipe de manutenção ou também pelo operador, dependendo da política do setor de manutenção.

 

Qual a importância de elaborar um checklist de manutenção

Essas tarefas, visam constatar as condições operacionais do equipamento, antes ou após o seu uso, buscando identificar a raiz de possíveis falhas e quebras que podem ocorrer, causando a parada não planejada do equipamento, para então liberá-lo para o seu funcionamento.

Com a identificação das irregularidades no funcionamento, é possível planejar e executar manutenções preventivas, reduzindo custos desnecessários de manutenção, consequentes de falhas e quebras, e de produção, existentes nas paradas não planejadas do equipamento.

 

Como elaborar um checklist de manutenção

Cada equipamento, possui sua condição ideal de operação. Nesta situação, é possível extrair o máximo de potencial e ampliar a produtividade no campo fabril. Contudo, esta condição ideal é limitada, uma vez que o seu funcionamento traz também o desgaste natural dos componentes e a depreciação dos recursos.

São alguns exemplos de fatores que devem ser observados no checklist de manutenção, o alinhamento, a vibração, o aquecimento, e a lubrificação. Cabe ao gestor, então, identificar os principais fatores que mantém as condições ideais do equipamento, e estabelecer tarefas de verificação para cada um deles, podendo ser diárias, semanais, quinzenais ou mensais.

 

Como a tecnologia pode ajudar neste processo

Os avanços tecnológicos, estão permitindo cada vez mais o aperfeiçoamento das ferramentas de monitoramento de condição, contribuindo para a ampliação dos processos preventivos de máquinas e equipamentos do campo fabril, e para a obtenção de resultados positivos no setor de manutenção.

Hoje, com o apoio da tecnologia, já é possível contar equipamentos que apoiam o gestor na execução das suas tarefas, como por exemplo, medidores de vibração, leitores termográficos e alinhadores a laser, além de equipamentos mais avançados, que realizam até mesmo o monitoramento contínuo e online, e apontam de forma automatizada a identificação de parâmetros irregulares.

Desta forma, é possível implementar padrões de qualidade de manutenção, e estabelecer níveis e processos seguros para os colaboradores, tornando a gestão da manutenção cada vez mais sólida e preparada para atender às altas demandas da linha de produção, sem atrair maiores problemas para a gestão de custos.

 

Saiba mais sobre os produtos oferecidos pela VIBMASTER para monitoramento contínuo de máquinas industriais.

 

 

 

Posts Similares