Medidores de Vibração: uma Revolução no Mercado e na sua Empresa

Medidores de vibração

Neste artigo, você verá:

  • O surgimento dos processos de manutenção preventiva
  • Como a tecnologia está revolucionando o mercado
  • Os medidores de vibração como exemplo destas transformações

 

A mesma tecnologia que tem transformado o mundo, está buscando o seu espaço na indústria, principalmente na área de manutenção. Desta forma, processos simples e manuais estão cada vez mais sendo substituídos por equipamentos e softwares de alta qualidade, por exemplo por medidores de vibração e alinhadores a laser, que buscam agilidade e segurança na geração de resultados.

Mas, para quem conhece a gestão da manutenção, nem sempre foi assim. Este cenário demonstra a força de uma área em constante desenvolvimento, e que promete uma revolução no resultado das empresas nos próximos anos, com o apoio da tecnologia e novos métodos de trabalho.

 

A manutenção quebra-conserta

Houve um tempo nas indústrias, onde a manutenção era praticamente irrelevante, e não um diferencial competitivo entre as empresas, como é hoje. A manutenção corretiva, ou quebra-conserta, muito presente na época, era colocada em prática somente quando havia uma parada não programada, gerando resultados negativos de produtividade, e claro, na gestão de custos.

Processos rígidos, manuais, e a falta de informações para a tomada de decisões eram alguns dos obstáculos para os gestores. Para a identificação de uma falha de vibração¹, por exemplo, era necessário, muitas vezes, a percepção do operador sobre o equipamento, analisando sintomas e avaliando a situação de acordo com a sua experiência.

¹Vibração é um defeito causado pela condição da máquina. A análise de vibração é utilizada para identificar defeitos de componentes rotativos.

 

O surgimento dos processos preventivos

Com o surgimento da manutenção preventiva, novos métodos de trabalho e mudanças culturais trouxeram uma nova visão sobre as manutenções. A preocupação com as paradas de máquinas produtivas, além da precaução com a vida útil destes equipamentos foram algumas das evoluções no setor.

A partir deste momento, para a mesma falha de vibração, por exemplo, como vista no exemplo anterior, tornou-se possível estabelecer o agendamento de manutenções com datas pré definidas, buscando acompanhar o desempenho do equipamento e a correção de desgastes e pequenas falhas, antes mesmo da ocorrência de uma quebra ou uma parada não programada.

Posteriormente, com o avanço da tecnologia computacional e da internet, os softwares de gestão evoluíram, e todo o processo de manutenção ganhou novas funcionalidades voltadas à geração de resultados, como inspeções controladas, presentes na então manutenção preditiva, além de indicadores gerenciais para o apoio à tomada de decisões.

 

A revolução da tecnologia com os medidores de vibração

Hoje, além do apoio dos softwares de gestão no controle das manutenções, o avanço tecnológico e a transformação digital trouxeram ao mercado e às empresas, equipamentos e ferramentas de alta qualidade e desempenho para a execução das tarefas, com novos métodos de trabalho e muito mais eficientes.

Utilizando ainda o exemplo das vibrações, como visto desde o início deste artigo, encontramos equipamentos inovadores e focados no monitoramento de vibrações, com a realização de diagnósticos automáticos e imediatos através de um dispositivo móvel, evitando quebras imprevistas e paradas não programadas em caso de irregularidades.

Assim, com um simples exemplo dos medidores de vibração, podemos perceber o avanço tecnológico na indústria e os benefícios deste crescimento na área de manutenção, que hoje conta com ferramentas que facilitam a vida dos gestores e garantem a empresa informações seguras e confiáveis para a tomada de decisões.

 

Saiba mais sobre equipamentos de alta tecnologia para monitoramento de vibração.

 

 

Posts Similares

1 Comentário

Os Comentários estão Encerrados.