contato@vibmaster.com.br | +55 (51) 3585-1259 | +55 (47) 3278-0732
hawk balancer x hawk supervisor
Hawk Balancer x Hawk Supervisor: entenda a diferença
14 de setembro de 2018
entenda o alinhamento a laser de eixos
Entenda o alinhamento a laser de eixos
5 de novembro de 2018

Inspeção termográfica: conheça o potencial de um Termovisor

termovisor na termografia

Neste artigo, você verá:

  • Os perigos na ausência de manutenções preditivas elétricas
  • A importância do uso de termovisores
  • Como escolher o termovisor ideal

 

As manutenções preditivas, sejam mecânicas, elétricas ou hidráulicas, são essenciais na busca por resultados positivos no setor de manutenção. O seu objetivo, é minimizar os riscos de quebras e falhas e atuar na maximização da produtividade, buscando melhores índices de confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos..

 

Os perigos na ausência de manutenções preditivas elétricas

 

A rede elétrica no campo fabril, por exemplo, necessita de atenção redobrada, em razão da grande quantidade de equipamentos ligados à energia, redes de alta tensão, e possíveis oscilações, capazes de gerar alterações significativas na temperatura de determinados conjuntos mecânicos.

Curtos circuitos, pontos de início de chamas, riscos de choques elétricos aos colaboradores, danificação de equipamentos essenciais para o ciclo produtivo, todos, simples exemplos, entre muitos outros que poderíamos descrever, de possíveis problemas causados pela falta de manutenções elétricas.

O monitoramento de condição, neste caso, pode se tornar um grande parceiro dos gestores na busca por irregularidades, através do planejamento de manutenções preditivas elétricas e inspeções regulares, com o apoio da tecnologia, por meio de ferramentas especializadas na área de termografia.

 

A importância do uso de termovisores

 

Para atuar na identificação de falhas elétricas em razão de irregularidades na temperatura de máquinas, equipamentos ou conjunto mecânicos, uma das principais ferramentas disponíveis no mercado são os termovisores. Simples e eficientes, eles tornam a vida do gestor muito mais fácil e produtiva.

Presentes nas mais variadas marcas, modelos e características, os termovisores podem trazer diferenças importantes. Para evitar possíveis ineficiências, se faz necessário a avaliação das principais necessidades do campo fabril, para então determinar as funcionalidades ideais que deverão estar presentes nessas ferramentas.

 

Como escolher o termovisor ideal

 

A Vib Master, empresa brasileira referência em instrumentos de medição e distribuidora oficial de equipamentos Testo no sul do país, traz uma linha completa de ferramentas para auxiliar os gestores nas principais rotinas de termografia. Confira, abaixo, algumas opções de termovisores.

  • Testo 865
  • O termovisor Testo 865 é referência em qualidade de imagem, com resolução IR de 160 x 120 pixels, via tecnologia Testo Super Resolution. Visualiza diferenças de temperatura de 0,12 °C, além de possuir detecção automática de pontos quentes e frios.

  • Testo 868
  • Já o termovisor Testo 868, conta com o App termografia Testo gratuito, que permite a elaboração e envio de relatórios no local, bem como salvá-los online. Conta ainda, com câmera digital integrada, entre outras funções inovadoras, como Assistente de Escala Testo, para imagens térmicas comparáveis em edifícios.

  • Testo 875i
  • Com ótima qualidade de imagem e resolução do detector de 160 × 120 pixels, o termovisor Testo 875i conta com medição precisa, sensibilidade térmica < 50 mK, lente objetiva de alta qualidade 32° × 23°, foco manual e detecção automática de pontos quentes e frios. A câmera digital integrada gera imagens reais de forma paralela à imagem térmica.

  • Testo 885-1
  • A câmera termográfica Testo 885-1, possui foco automático, super resolução 640 x 480px e modo solar.

Confira a lista completa de termovisores aqui.
 

Desta forma, tarefas de medição, como as rotinas termográficas, podem se tornar muito mais simples e eficientes, capazes de realizar o levantamento de informações necessárias para apoiar o gestor na tomada de decisões e na busca por resultados positivos no setor de manutenção.

Ainda não definiu o equipamento ideal para a sua empresa? Converse com os consultores Vib Master, e saiba a opinião de um especialista no assunto.


Os comentários estão fechados.